Sábado, 20 Dez 2014
 
 

Entrar

 
 
 
Toda Organização pode ser uma Orquestra. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Celso de Deus   
Qui, 08 de Setembro de 2011 10:15

imagesCAOKDEHI

Toda organização deveria funcionar como uma orquestra, considerando que uma orquestra é também uma organização que chegou a um estágio de eficiência e eficácia desejável em qualquer organização ou empresa. Esse sucesso organizacional, em minha opinião, se deve a incorporação de três conceitos básicos: O primeiro é o da igualdade, ou seja, todos os instrumentos e virtuosos têm igual valor para a orquestra, não importa o tamanho ou tipo de som que venha emitir e a quantidade. O que importa é que sem a participação de todos a musica não vai acontecer completamente. O segundo é o da responsabilidade, isso quer dizer que não haverá melodia e sonoridade se cada músico não executar o que está estabelecido na partitura, em seu devido tempo. O terceiro ponto esta na participação precisa, resultante de muita doação, no sentido de virtuosismo, equivalente a capacitação e o ensaio representando o treinamento.

Por tanto, igualdade, responsabilidade e participação, não necessariamente nessa mesma ordem, são efetivamente os aspectos que contribuem para o sucesso da organização orquestra, e que transposto para outras organizações, com disciplina, possibilita a obtenção dos mesmos resultados de eficiência e eficácia.

Tenho em meus artigos dado ênfase a participação, particularmente no sentido de doação, de envolvimento sem o qual não se tem e não se adquire o sentimento de responsabilidade que todos, sem exceções, devem ter em relação aos resultados da organização ou empresa. Por sua vez a retro-alimentação de todo o processo está na igualdade de tratamento dispensado aos participantes no antes e depois.

Quando me refiro ao antes, estou visualizando o tratamento equânime de todos os participantes concedendo-lhes todos os benefícios e se exigindo, da mesma forma as obrigações. O depois é o aplauso, que nas organizações empresariais deve ser traduzida em participação nos resultados.

Evidentemente não existe na ciência da administração uma receita pronta e, muito menos uma formatação que seja adequada para cada organização. Assim sendo deve-se ter o cuidado de não transferir metodologias sem a devida experimentação. Até que se chegue na receita certa, em que seja harmonizado os aspectos internos e externos da organização. Para que isso ocorra será necessário proceder a cada passo a avaliação que contribua para retro-alimentação de todo o processo.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Ítems Relacionados:
Ítems mais atuais:
Ítems mais antigos:

Última atualização em Qui, 08 de Setembro de 2011 10:18